terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Devocional#15 - QUANDO A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA SE ENCONTRAM

Texto para memorização
“O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão” (1)

A nação de Israel desfrutou de um relacionamento muito singular com Deus e suas percepções desse relacionamento ficaram registrados na poesia hebraica, que nos chegou através do Salmos. O salmo 85 registra um desses momentos onde, aterrados com toda a desgraça que se abateu sobre a nação, eles anelam pela restauração quando “o amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão”.  

O que eles anelavam é que a misericórdia e a justiça se encontrassem restaurando a comunhão quebrada entre eles e Deus, de sorte que pudessem olhar novamente com confiança para o futuro.

Com efeito, esses dois dos atributos de Deus – justiça e misericórdia - são os responsáveis pela viabilidade da existência humana. Não houvesse justiça e ao mesmo tempo misericórdia em Deus, a experiência humana seria impossível.

É o princípio da JUSTIÇA que mantém as condições mínimas para que a vida aconteça em sociedade, porque a justiça humana, embora imperfeita, deriva da justiça divina. Como é que sabemos que algo é justo e bom? Ora, porque temos um referencial de justiça que é o próprio Deus. Especialmente no mundo pós-queda, é a justiça que torna possível a convivência em sociedade.

Por outro lado, embora a justiça seja necessária, ela não nos é suficiente devido nossa terrível condição moral e espiritual. Justiça é você dar a cada um o que merece e é justamente aí que reside o problema; se somente a justiça de Deus nos fosse aplicada, estaríamos perdidos!

É aqui que entra outro atributo de Deus: a misericórdia ou generosidade. A misericórdia é o princípio, enquanto a generosidade é a ação a partir desse princípio. Como é que eu sei que alguém tem a misericórdia como valor e princípio de vida? Quando essa pessoa age com generosidade.

Veja, se fazer justiça é dar a alguém o que lhe é devido, então significa fazer o esperado, o ordinário. Entretanto, praticar a misericórdia ou a generosidade é fazer mais do que o esperado, é fazer mais que o ordinário; é, portanto, fazer o extraordinário. Não é apenas fazer alguma coisa boa; é ir além da obrigação!

É assim que Deus age com a humanidade: com justiça, mas também com misericórdia. Daí que a justiça de Deus ser uma justiça generosa. Quando Ele nos salva através de Cristo, Ele faz para além do ordinário. Ele faz o extraordinário!

Quando somos achados por Deus e começamos a andar com Ele; quando passamos a amar a fidelidade; quando passamos ter fome de praticar a justiça, então a imagem de Deus, outrora desfigurada, começa a ser reavivada em nós e o Espírito Santo começa a nos moldar à semelhança de Jesus Cristo, que é a exata expressão de Deus.

Quando isso acontece, experimentamos perdão, reconciliação e restauração completa porque, em Cristo, o feliz encontro da justiça e a misericórdia resulta em paz. Na linguagem da poesia hebraica, elas se beijam”!
                       

© Emanoel Florêncio Mannô

(1)  Sl 85.10
________________________
Oração
 Querido Deus, muitas vezes não compreendemos o quanto somos abençoados por tanta generosidade oferecida a nós por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Obrigado, pois pela cruz sabemos que o Senhor cumpriu com a sua justiça contra o pecado humano e também pela cruz fomos perdoados pela sua demonstração tão grande de misericórdia. Agora, ajude-nos a viver não somente grato por tanto amor, mas que possamos também viver de forma a demonstrar essas ações extraordinárias às pessoas. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.