terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Devocional#28 - VALORIZANDO O QUE DEUS VALORIZA

Texto para memorização:
“E Deus criou o homem à sua imagem...” (1)

A Bíblia ensina que fomos feitos à imagem de Deus. Mas no que exatamente somos parecidos com Deus? Ou em outras palavras, quais as características do próprio Deus que Ele compartilhou com os seres criados à sua imagem?

Muita gente já tentou descrever essas características. Pensadores tem se ocupado desse tema e destacado nossa capacidade de raciocínio, nossa personalidade, nosso padrão moral, nosso senso estético e principalmente nossa profunda necessidade de amar, ser amado e inserir amor em nossos relacionamentos.

Timothy Keller ensina que, de alguma forma, a santidade de Deus foi concedida à humanidade e, assim, cada vida humana é sagrada e cada ser humano possui dignidade. O apóstolo Tiago leva isso muito a sério quando diz que devemos tomar cuidado até mesmo com os abusos verbais e infâmias porque quem o faz amaldiçoa “os homens feitos à semelhança de Deus”. (2)

Mesmo o desobediente Caim que se tornara um fugitivo errante pela terra, recebera um sinal de Deus para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.”(3) Isso revela o valor intrínseco do ser humano. Porque ele foi feito à imagem de Deus, somente Deus, e mais ninguém tem o direito de tirar-lhe a vida. Essa é a doutrina cristã da imagem de Deus.

É justamente a consciência dessa verdade que deve motivar cada um de nós a viver uma vida de justiça, a justiça generosa com que somos tratados por Deus, suprindo as necessidades físicas, emocionais, relacionais e espirituais daqueles que estão no nosso entorno.

Não por acaso Deus fala pela boca do profeta Miqueias que o que quer e exige do ser humano é que pratique a justiça, ou seja, que honre a dignidade do seu próximo porque ele também foi feito à imagem de Deus

Somos convocados pelo próprio Deus a direcionarmos nossa vida no sentido de promover a dignidade da vida em todas as esferas, porque agindo assim não correremos o risco de ser achados lutando contra Deus, porque Deus ama a justiça e odeia a injustiça.

Somos convocados também a amar a fidelidade e sermos pacificadores, porque a paz é resultado da justiça generosa. Somos convocados ainda a andar humildemente com Deus para aprendermos desde já a praticar a justiça, que terá o novo céu e nova terra como casa.

Somos inspirados pela vida do patriarca , a temer a Deus e desviar-se do mal. Aqueles que assim procuram viver sonham com o dia em que “corra a retidão como um rio e a justiça como um ribeiro perene.” (4)  

© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) Gn 1.27 (2) Tg 3.9 (3) Gn 4.15 (4) Am 5.24
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pois mesmo em meio a uma cidade que muitas vezes vira as costas pra Ti, o Senhor tem se apresentado com uma misericórdia generosa. Ajude-nos a sermos agentes que sinalizem o seu reino a ponto de vivermos a sua vontade aqui na terra como ela acontece no céu. Que possamos ter a consciência de que fomos resgatados por sua justiça generosa e que assim também devemos agir para com as outras pessoas, seja suprindo as necessidades físicas, emocionais, relacionais e espirituais. Queremos cumprir com a convocação que recebemos ao promover a dignidade da vida em todas as esferas, queremos amar a sua justiça. Pedimos em nome do seu filho, Jesus. Amém.  
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.