segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Devocional#33 - TER UMA MISSÃO DÁ SENTIDO A VIDA

Texto para memorização:
“Pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o seu coração.” (1)

Se uma missão simplifica e direciona a vida, há um motivo ainda mais importante pelo qual vale a pena investir suas melhores energias. Viver sua missão de vida dá sentido à vida.

Os dois princípios anteriores, simplicidade e direção, têm um sentido muito prático para a vida; qualquer pessoa pode se beneficiar dessa dupla observância. Porém, não basta saber que ter uma missão é importante, é preciso descobrir e viver essa missão de vida com todas as suas implicações.

Há pessoas que até estão fazendo algumas coisas que aparentemente são interessantes e que lhes trazem algum nível de satisfação, porém isso jamais pode ser confundido com uma missão de vida. Uma vida sob missão não busca apenas sua satisfação individual, ao contrário, todas as suas potencialidades são direcionadas para servir às pessoas no seu entorno e glorificar a Deus em suas ações.

Jesus resumiu o que de fato traz sentido à vida: “Ame o Senhor, o teu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e todo o seu entendimento...ame o seu próximo como a si mesmo.” (2) Toda e qualquer missão de vida que valha a pena ser vivida precisa necessariamente derivar desse mandamento, ainda que possa assumir causas e formas variadas, sob pena de se desperdiçar a vida com ativismos sem sentido.

Esse deve ser o verdadeiro combustível da vida, porque tem a ver com a vontade e a missão de Deus no mundo, e o melhor uso que podemos fazer da vida é estar alinhados com os eternos propósitos de Deus, e para isso contamos com o manual de instruções, a Bíblia Sagrada, que nos leva a descobrir e viver essa vontade e esse propósito sagrados.

Por outro lado, tentar encontrar sentido para a vida fora dessa vontade é como tentar funcionar o motor de um carro com o combustível errado. Pode até “funcionar” no início, mas logo os problemas aparecerão. O motor vai começar a falhar, o carro pode parar em um lugar perigoso, o motor corre o risco de fundir, e o prejuízo pode ser enorme e até fatal.

Quais são esses combustíveis errados pelos quais tentamos trazer sentido à vida? O consumismo desenfreado, a sexualidade inconsequente, o hedonismo irresponsável, a fama viciante, a busca viciante por adrenalina, e um sem-número de “atrações” que prometem curar os males de uma grave úlcera com um simples sonrisal!

Tudo isso se revelará um combustível errado em algum momento da vida. A Bíblia Sagrada diz que a vida só fará sentido se, e quando, nos envolvermos com aquilo com o que Deus se envolve, ou seja, nossa missão de vida deriva da missão de Deus no mundo.

Todo o restante, em algum momento, se revelará pura vaidade como bem constatou o rei Salomão, alguém que teve o mundo aos seus pés e tudo isso não lhe aplacou a sede da alma.

Mais uma vez as palavras de Jesus provocam um barulho ensurdecedor nos recantos do nosso ser: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.” (3) O que dá sentido à sua vida?

© Emanoel Florêncio Mannô

(1) Mt 6.21 (2) Mt 22.37-39 (3) Mc 8.36
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado por inspirar homens que escreveram as tuas palavras sobre aquilo que direciona a vida do ser humano, obrigado pela tua Palavra. Quantas vezes negligenciamos esses ensinamentos e vivemos uma vida “apequenada”, muito aquém daquilo que o Senhor tem para nós. Tentamos saciar a nossa sede com o consumismo desenfreado, com uma sexualidade inconsequente, com um hedonismo irresponsável e tantas outras coisas que nos fazem viver mediocremente. Ajude-nos a ter as Escrituras como verdadeira riqueza, pois sem ela não saberemos com o que devemos nos envolver, e no lugar de se envolver com a sua missão correremos atrás de coisas desnecessárias. Não queremos ganhar o mundo e perder a nossa alma.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.