terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Devocional#34 - DOIS MODELOS A SEGUIR: QUAL SERÁ A SUA ESCOLHA?

Texto para memorização:
“Todos morrem em Adão, e todos tornam a viver em Cristo.” (1)

Quando se trata de procurar modelos de vida que nos inspirem, podemos contrapor a vida de Adão, o primeiro homem, e Jesus de Nazaré, o verbo que se fez carne. Adão foi o primeiro ser humano que teve de escolher entre viver o plano de Deus para a vida humana ou viver de acordo consigo mesmo. Lastimavelmente, escolheu a segunda opção e tornou-se o símbolo daqueles que tentam viver independente de Deus, caindo na mentira da serpente: “certamente não morrerão...e vocês serão como Deus”. (2)

Por outro lado, Jesus foi o único ser humano que, mesmo tentado em todas as áreas da vida, cumpriu toda o propósito de Deus. Conforme o escritor aos Hebreus, “ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”

Ambos, Adão e Jesus, representam dois jeitos de viver a vida, dois jeitos de se relacionar com Deus, dois jeitos de lidar com as pulsões do corpo e da alma, dois jeitos de andar na jornada espiritual. A linguagem do novo testamento os chama respectivamente de o primeiro Adão e o último Adão: “Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente" o último Adão, espírito vivificante.” (3)

Qual a diferença essencial entre eles? O primeiro viveu uma vida independente de Deus; já o segundo buscou viver uma vida em plena obediência a Deus. Em outras palavras, um não viveu sua missão de vida, o outro, a viver plenamente.

Adão caiu na falácia da serpente e se tornou vítima do próprio orgulho espiritual, que é a ilusão de que temos competência, sem Deus, para conduzir a vida, desenvolver nosso próprio senso de valor pessoal e descobrir um propósito grande o bastante para dar sentido à vida.

Essa é a fonte da derrocada de Adão. Enganado pelo seu próprio ego, tornou-se presa fácil de seus embotados sentidos e capitulou diante da tentação e foi expulso do paraíso, desencadeando toda sorte de sofrimento gerado pelo seu pecado e que afetou toda a raça humana: “maldita é a terra por sua causa. Com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da tua vida.” (4)

Diferentemente de Adão, Jesus colocou sua vida sob os desígnios de Deus. Desde a sua mais tenra infância, possuía um profundo senso de que estava nesse mundo para uma missão cujo centro era a obediência a Deus e o serviço generoso às pessoas. Certa vez ele disse: “A comida que me mantém ativo é fazer a vontade daquele que me enviou, concluir a obra que ele começou.” (5) Como resultado, ele ouviu de Deus aquilo que é o supra-sumo dos elogios: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado.” (6)

A boa notícia é que da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” (7) Cada um de nós terá de fazer a escolha: ou seguimos Adão, ou seguimos Jesus de Nazaré. Qual vai ser a sua escolha?

© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) 1Co 15.22 (2) Gn 3.4 (3) 1Co 15.45 (4) Gn 3.17 (5) Jo 4.34 (6) Mt 3.17 (7) 1Co 15.22
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela redenção oferecida a nós pelo sacrifício do seu filho, Jesus Cristo. Não poucas vezes agimos exatamente como Adão fez, queremos decidir e agir levando em conta somente as nossas ideias, caindo assim em um orgulho espiritual e em uma ilusão de que temos competência para conduzir a nossa vida independente de Deus. De fato não conseguimos descobrir um propósito que de sentido à vida sem levarmos em conta aquilo que o Senhor diz. Ajude-nos agora a agir como o próprio Cristo, que se submeteu aos seus desígnios e vivia com um senso profundo de missão no mundo, andando constantemente em obediência ao Senhor e sempre em serviço às pessoas. Ensina-nos a viver assim, pedimos no nome de Jesus.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.