sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Devocional#30 - UMA QUESTÃO TANTO ESPIRITUAL QUANTO PRÁTICA

Texto para memorização:
“Embora Deus tenha criado o homem perfeito, cada um preferiu cuidar da vida a seu modo, e todos acabaram se desviando.” (1)

Há um sentido espiritual profundo que nos leva a tentar descobrir e viver nossa missão de vida. Mas antes que nos aprofundemos nessa questão, vejamos também algumas questões muito práticas pelas quais ter uma missão é altamente vantajoso.

Em primeiro lugar, ter uma missão de vida é importante porque “quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve, inclusive nenhum”. Quem não estabelece focos e prioridades na vida, acaba sendo jogado de um lugar para o outro sem construir nada de efetivo.

Em segundo lugar, ter uma missão de vida é importante porque “quem tem uma missão e a vive faz uso mais eficiente da vida”. Dificilmente quem “atira-pra-todo-lado” consegue a mesma eficiência de quem se concentra em uma coisa e usa todo seu tempo disponível para tirar o melhor dessa experiência.

Esses dois aspectos supracitados, servem para orientar qualquer pessoa, em qualquer área de atuação da vida. Porém, há um outro aspecto cuja importância supera os dois primeiros. Em terceiro lugar, ter uma missão de vida é importante porque “essa vida é um teste”. Nossa vida foi-nos dada por Deus como uma missão. O cumprimento ou não dessa missão mostrará se seremos aprovados ou reprovados ao final do nosso tempo desse lado da vida.

Essa questão é muito atual porque vivemos em uma sociedade em que sobra informação e falta direção. Se é verdade que nunca se teve tanta informação como se tem nos tempos atuais, também é verdade que nunca houve tanta gente sem rumo na vida, tendo como reflexo o crescente número de pessoas com algum distúrbio emocional.

Há gente perdida no que fazer com seu tempo, entupindo-se de atividades como forma de dar sentido à existência. Tem gente perdida com a sua sexualidade, tentando experimentar de tudo em sua busca por afeto. Tem gente perdida no relacionamento conjugal e na criação dos filhos, onde ninguém mais sabe o papel de cada um. Tem gente perdida na carreira profissional, tornando-se o novo escravo dos tempos modernos. Tem gente perdido no uso do dinheiro, ora prisioneiro do consumo, ora prisioneiro da sovinice. Tem gente perdida em várias áreas da existência!

Por que isso acontece? Precisamos nos voltar para a Bíblia, a revelação da vontade de Deus para o ser humano, e buscar identificar as causas dos flagelos que afetam o homem do nosso tempo, e ao fazer isso lemos que “embora Deus tenha criado o homem perfeito, cada um preferiu cuidar da vida a seu modo, e todos acabaram se desviando”.

Deus criou o ser humano para um bom propósito, e o equipou com tudo o que ele precisa para cumprir essa missão. Ocorre que ele insiste em viver a vida do seu próprio jeito, achando-se dono dos recursos que apenas lhe foram emprestados pelo criador e o resultado disso não poderia ser outro: um constante sentimento de frustração, cansaço e angústia.

Urge ouvir a voz do salvador que diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (2) Com efeito, nossa sede de vida só pode ser saciada com “água viva”!

© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) Ec 7.29 (2) Jo 7.37
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado por nos oferecer a sua graça e misericórdia diariamente. Muitas vezes nos perdemos na correria das atividades diárias, somos tomados por preocupações exacerbadas por conta do dinheiro ou nas relações familiares e nos esquecemos de pararmos para ouvir a sua direção para nós. Perdoe-nos pois muitas vezes confessamos crer em Ti, mas na prática vivemos como se o Senhor não existisse, tomando as decisões sem levar em conta aquilo que nos foi ensinado por Jesus e os apóstolos. Ajude-nos a sermos fiéis em Ti e crermos que a sua vontade é a melhor para nós. Amém. 
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.