quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Devocional#25 - QUER PAZ? SEMEIE JUSTIÇA!

Texto para memorização:
“O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” (1)

O capítulo 4 do evangelho de Mateus nos apresenta o conhecido Sermão do Monte. Depois de curar muitos doentes, ensinar nas sinagogas e pregar as Boas Novas do reino de Deus em muitas regiões a partir da Galileia, Jesus sobe ao monte e começa ensinar aos seus discípulos aquilo que é considerado por muitos a “Carta Magna” do reino de Deus: as bem-aventuranças.

         Eis dois de seus “artigos”: Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”. “Bem-aventurados os pacificadores pois serão chamados filhos de Deus.(2) Nesses dois versículos são identificadas duas características dos seguidores de Jesus: eles têm fome e sede de justiça e são pacificadores. Também a eles são feitas duas promessas: eles serão satisfeitos em sua sede e fome, e também serão reconhecidos como filhos de Deus.

Justiça e paz são inseparáveis, por isso não é de estranhar que elas apareçam juntas também no Sermão do Monte. Aliás, juntamente com a alegria, elas compõem o cerne do reino que Jesus veio trazer: “Um reino de justiça, paz, e alegria no Espírito.” (3)

Por que elas são inseparáveis? Porque sem justiça, a paz se torna impossível. Em todo e qualquer lugar onde a justiça não é praticada, não se pode esperar paz. Da mesma forma, em todo e qualquer relacionamento onde a dignidade humana não é respeitada, ou seja, onde não se pratica a justiça, os conflitos se estabelecem.

A paz é filha da justiça. Isso pode ser observado nas experiências mais comuns do cotidiano. Porque é que o tratamento paterno diferenciado entre filhos gera conflito? Ausência de justiça! Porque casamentos entram em crise? Porque, via de regra, a dignidade e os direitos do outro são aviltados: ausência de justiça! Porque a relação patrão/empregado degenera em conflitos? Ausência de justiça, de ambos os lados.

Quando a justiça não é feita, o conflito se estabelece e a paz desaparece. É por isso que a Bíblia vai ensinar que a justiça de Cristo nos trouxe a paz. Nosso pecado nos colocou em conflito com Deus, interrompendo nossa comunhão com Ele. A nossa vida de injustiça, ou seja, nossa tentativa de viver independente dele, abriu uma guerra entre nós e Deus. Por isso precisávamos de um Salvador; alguém que sendo totalmente justo, cumprisse a justiça de Deus e selasse a paz entre os homens e o criador.

Em Jesus, a justiça e a paz se beijaram! Nele fomos reconciliados com Deus porque Cristo cumpriu toda a justiça de Deus e nos beneficiou com toda sorte de bênçãos.

Justiça e paz andam sempre juntas. Não por acaso somos convocados por Jesus a sermos também pacificadores, porque quando promovemos a paz, também nos tornamos agentes de justiça. Sem justiça, a paz nunca será possível!

Você tem sido identificado pelas pessoas como um pacificador e um agente de justiça?

© Emanoel Florêncio Mannô


(1) Tg 3.18 (2) Mt 5.6,9 (3) Rm 14.17  
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pela salvação que nos foi oferecida. Sabemos que nosso pecado nos colocou em conflito contigo, interrompendo nossa comunhão. Porém tudo mudou quando o salvador Jesus Cristo foi enviado para a cruz em nosso lugar, cumprindo assim a sua justiça e através disso selou a paz entre nós e o Senhor. Ajude-nos agora a sermos pacificadores, pessoas que promovam a paz e que militem a favor da justiça nesse mundo. Queremos ser como seu Filho Jesus. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.