segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Devocional#14 - FOME DE FAZER A VONTADE DE DEUS

Texto para memorização
“A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra”.(1)

Quando alguém é tomado pela consciência de que adoração não é um aspecto da vida, mas é o estilo de vida de quem nasceu de Deus, então a consequência natural é o desejo incontido de levar o reino de Deus e sua justiça a todos.

É o que faz a mulher samaritana. Ela sai correndo e vai contar a todos quem ela conheceu. Ela se torna uma missionária!

E missionário é alguém que tem a consciência de que está em missão no mundo e a consequência disso é que todas as dimensões da vida passam a servir a esse propósito. Qual propósito? Adorar a Deus, isto é, trazer glória ao nome de Deus em tudo o que faz, e sinalizar os valores do seu Reino com obras de justiça.

A adoração profunda provoca isso! Quem a descobre, passa a compartilhar tudo: tempo, dinheiro, dons, conhecimento, enfim, a totalidade da vida. Os valores mudam! O que era absoluto – as necessidades materiais – passam a ser relativo, e o que era relativo – a adoração – passa a ser absoluto! Essa é a grande revolução do evangelho!

A adoração só é integral e verdadeira quando se ganha a consciência de que se está, não apenas diante de um grande mestre ou de um profeta, mas diante do próprio Deus! É isso que demonstra a história de vida da samaritana. Ela abandona o vaso de água, que era o centro de sua preocupação, e saiu pelas vilas de Samaria anunciando que encontrara um tesouro: o Cristo!

Quem descobre a adoração profunda tem uma fome diferente. Que fome é essa? Fome e sede de justiça, isto é, colocar a sua vida a disposição de Deus para que toda forma de opressão e injustiça, seja material ou espiritual, seja combatida “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.(2)

         Quem se torna um verdadeiro adorador internaliza que o Pai é nosso e o pão também e nosso, e que de nada somos proprietários, mas apenas mordomos de tudo o que nos chegou por graça como dádivas de Deus. Por isso, há a consciência de que “um semeia e o outro colhe”(3), razão pela qual o centro da preocupação não é a produtividade – até porque quem dá o crescimento é o próprio Deus – mas a nossa fidelidade à missão que nos foi confiada: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento...e ame ao seu próximo como a si mesmo”.(4)

E esse estilo de vida no espírito, vai gerando outros discípulos maduros, conscientes e emancipados, que não se tornam nossos dependentes, mas unicamente dependentes de Deus. É isso que vimos como resultado da incursão missionária da mulher samaritana pelas vilas de Samaria: “agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.(5)

         Vivendo sob essa perspectiva, nosso estilo de vida será a adoração, nossas ações serão obras de justiça, e o nosso ministério será sempre o próximo necessitado, e tudo, absolutamente tudo, será para a glória de Deus.

Soli Deo Gloria!
                        
© Emanoel Florêncio Mannô


(1)  Jo 4.34 (2) Jo 3.16 (3) Jo 4.37 (4) Mt 22.37-39 (5) Jo 4.42
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos transformar a cada dia. Que de fato possamos ser tomados por uma consciência de adoração e um desejo de levar o seu reino e a sua justiça para todas as pessoas. Pai, nos ensine que a grande comissão é para todos os cristãos e não somente para aqueles poucos que se consideram vocacionados. Que a vida de Jesus e dos apóstolos seja o exemplo de como devemos viver, com um senso de missão no mundo no qual submetamos todas as dimensões de nossas vidas para cumprir com esse propósito. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.