sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Devocional#31 - TER UMA MISSÃO SIMPLIFICA A VIDA

Texto para memorização:
“Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas.” (1)

Porque precisamos descobrir e viver nossa missão de vida? Olhando para as Escrituras, podemos identificar ao menos 3 razões. Nesse momento, tratemos apenas da primeira delas.

A primeira razão pela qual você deve viver a sua missão é que ter uma missão simplifica a vida! Podemos perceber isso nos exemplos mais comezinhos da vida.

Não é difícil perceber como se gasta tempo e energia quando você vai fazer algo que não está planejado. Veja a diferença entre ir ao supermercado com uma lista predefinida de itens, e ir ao mercado movido apenas pela necessidade, sem planejamento!

Não é necessário ser nenhum especialista para descobrir que, sem planejamento, você gastará mais tempo, mais dinheiro, com grande chance de se esquecer de alguma coisa importante, não é mesmo? Ao passo que, se sua compra for planejada e tiver um objetivo, você gastará menos tempo e fará melhor uso dos recursos. Como você se concentrou em sua “missão” naquele momento, você simplificou sua vida!

Veja como temos complicado a vida nos últimos tempos! Antigamente tínhamos menos opções, menos dinheiro, menos possibilidades, mas sabíamos melhor o que queríamos. Hoje em dia, temos tantas opções que a simples tarefa de sair de casa e fazer uma refeição tornou-se uma verdadeira saga.

Há tantas opções de roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, e tantas outras bugigangas que já se sai estressado de casa. Olha que nem citei a aventura de achar um lugar para estacionar. Precisamos mesmo disso?

Será que não há formas de viver a vida de uma forma mais simples e mais objetiva, como um senso de missão que nos pacifique o coração? A Bíblia diz que sim!

A Bíblia insiste na simplicidade, nos exortando a simplificar a vida em todas as esferas. Jesus manda a gente olhar para os pardais e comparar com nossa vida. Manda a gente olhar para as flores selvagens como o lírio-do-campo e comparar com nossa vida.

E quando a gente compara e percebe a leveza, a simplicidade e a beleza da criação, tomamos um susto! Embora sejam criaturas tão singelas, Deus cuida dos pardais e das flores. “Não tem vocês mais valor do que elas?”, somos interrogados pelo próprio Jesus.

Ter uma missão simplifica a vida! Como seres feitos à imagem e semelhança de Deus, nossa responsabilidade e privilégio são ainda maiores. Somos chamados a focar a nossa vida naquilo que Deus nos chamou a fazer nesse mundo. Algumas de suas capacidades já lhe são notórias, mas outras potencialidades terão de ser descobertas e utilizadas para o bem das pessoas, para a sua alegria, e para a glória de Deus. Se você descobrir e viver por esse propósito, verá o quanto sua vida pode ser mais simples e plena.

Que tal parar um pouquinho e analisar o seu ritmo e estilo de vida? Será que está muito complicado?  Mantenha isso no seu coração: ter uma missão simplifica a vida!

© Emanoel Florêncio Mannô

(1) Mt 5.33
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos ensinar as verdadeiras riquezas da vida. Sabemos que quando buscarmos o seu reino e a sua justiça todas as coisas que precisamos nos serão acrescentadas. Não poucas vezes nos dedicamos somente àquilo que necessitamos. Ajude-nos a simplificar a nossa vida, a olhar a beleza da criação e perceber o seu cuidado para a mais simples flor ou pequeno pássaro. Não nos deixe esquecer que o Senhor tem maior estima para o ser humano e é quem de fato cuida de nós. Ajude-nos a viver focados naquilo que o Senhor nos criou para ser e fazer nesse mundo. Pedimos no nome do teu filho, Jesus. Amém. 
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.