quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Devocional#16 - DIGA-ME COM QUEM ANDAS E DIREI QUEM TU ÉS

Texto para memorização
“Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade”. (1)

A sabedoria popular há muito tornou conhecido o seguinte adágio: Diga-me com quem andas, e eu digo quem tu és”. Há ainda outro ditado que diz: “passarinho que voa junto com morcego, acaba dormindo de cabeça para baixo”.

Esses ditados revelam o quanto uma companhia pode influenciar uma pessoa, para o bem e para o mal. Com quem escolhemos repartir a nossa vida, não somente diz respeito com quem vamos caminhar, mas também e principalmente, que tipo de gente vamos nos tornar.

Quem anda com gente sovina, tende a ficar mesquinho. Quem anda com gente afeito à mentira, vai acabar se acostumando com a mentira. Quem anda com gente infiel, tende a não ver nenhum mal na infidelidade. Nossas escolhas relacionais não são meras escolhas de afinidades; elas influenciam no tipo de gente que vamos nos tornando.

Se isto é verdadeiro em relação aos vícios, é também verdadeiro em relação às virtudes. Ao se tornar companhia de gente honesta, equilibrada, otimista, solidária e generosa, também vamos assimilando estas virtudes, até que comecem naturalmente fazer parte do nosso jeito de viver, nosso caráter.

Isso é especialmente verdadeiro em relação a Deus. Se decidimos andar com Ele, durante a jornada vamos aprendendo sobre amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não por acaso a Bíblia chama essas virtudes de “o fruto do espírito”, ou seja, são os frutos que colhemos ao caminhar humildemente com Deus.

Deus é generoso! Não há como andar com Ele sem se tornar também alguém generoso. Em toda a história, quem andou bem perto de Deus, quem foi se tornando amigo de Deus, experimentou essa incrível realidade.

Mas, por que isso acontece? Isso não acontece apenas porque nos esforçamos e por isso experimentamos alguma melhora comportamental. Isso ocorre porque na caminhada com Deus, sua generosidade, isto é, sua incrível disposição de abençoar os seus filhos, mesmos os que “menos merecem”, nos constrange de tal modo que passamos a agir da mesma forma, de modo a evitar uma verdadeira guerra interna, até porque podemos ser contados entre aqueles “menos merecedores”.

Quando prestamos a atenção em Deus, percebemos que frequentemente Ele nos poupa do que merecíamos. Ao contrário, sua misericórdia generosa frequentemente nos brinda com dádivas que nos conferem dignidade humana. Se Deus nos tratasse apenas como merecíamos, estávamos perdidos! Devemos ser imensamente e incansavelmente gratos pela generosidade e misericórdia divinas que nos alcançam todos os dias.

Então, quando olhamos para a forma de como Deus nos trata, ficamos constrangidos de fazer diferente com nossos semelhantes. Quem recebe “de graça”, aprende a dar também “de graça”. É por isso que a marca de quem anda com Deus é a generosidade!
                       

© Emanoel Florêncio Mannô


(1)  Sl 37.21
________________________
Oração
 Querido Deus, somos gratos por tão grande amor demonstrado por nós. Sabemos que de fato o Senhor não nos deu o que merecíamos, mas sim chegou até nós por meio da sua misericórdia, graça e generosidade. Se não fosse assim teríamos um destino certo longe de Ti. Ajude-nos viver agora com esses valores que o próprio Jesus nos ensinou. Que possamos também agir com amor, graça e generosidade para com as pessoas. Pedimos no nome do seu filho Jesus Cristo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.