segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Devocional#32 - TER UMA MISSÃO DIRECIONA A VIDA

Texto para memorização:
“Eu sou o caminho...” (1)

Se a primeira razão pela qual você deve viver a sua missão é que ter uma missão simplifica a vida, a segunda razão é que ter uma missão direciona a vida!

Ter uma missão direciona a vida porque você passa a concentrar suas melhores energias e criatividade naquilo que realmente importa, priorizando os aspectos vitais de nossa existência, e isso tem implicações diretas no nosso cotidiano.

         Ter a vida direcionada por uma missão é essencial por alguns motivos. O primeiro deles diz respeito a questão da escassez. Fomos graciosamente presenteados por Deus com o dom da vida e com muitos recursos, mas não com recursos ilimitados.

         Onde há escassez o discernimento se torna imperativo. Todos os recursos que dispomos são escassos. Diferentemente do que gostaria, você não tem todo o tempo do mundo, também não tem todas as habilidades que gostaria, muito menos todos os recursos que almeja.

Se o discernimento é necessário em todas as ações da vida, é ainda mais necessário em um ambiente de escassez. É o discernimento que me diz que preciso estabelecer uma direção; e o outro nome disso é missão!

Suponha que você tenha combustível suficiente apenas para ir a um lugar predeterminado. O que acontecerá se começar a desviar-se do seu percurso original percorrendo uma distância maior do que a planejada? Fatalmente ficará sem combustível para concluir sua jornada!

É justamente isso que tem acontecido nos nossos dias, especialmente nos ambientes urbanos. Estamos sendo massacrados por “urgências e emergências” que nos desviam do nosso curso e nos roubam a vitalidade. Estamos gastando nosso combustível físico com um acúmulo de irracionalidades; minando nosso combustível emocional com trivialidades; evaporando nosso combustível relacional com virtualidades, e rareando nosso combustível espiritual com pseudoespiritualdades.

Não é de admirar que estamos caminhando para nos tornarmos uma sociedade de exaustos, sempre correndo atrás de algo e nunca satisfeitos. Por que isso acontece? Claro que há muitas complexidades que nos cercam, mas certamente umas das fontes de insatisfação e angústia de nosso tempo tem a ver com a falta de direção para a vida.

Quem não tem uma direção, não sabe para onde está indo. Quem não tem uma causa, não tem pelo que lutar. Quem não tem uma missão, corre, corre e não chega a lugar algum.

Quando olhamos para a vida de Jesus de Nazaré, enxergamos um profundo senso de direção. Ele sempre tinha tempo para a essencialidade dos que buscavam a verdade, e não perdia tempo com a superficialidade pretensiosa dos autoenganados.

Que tal fazer uma pausa para checar qual é a direção da sua vida. Será que ela tem uma? Se não, ligue o seu GPS espiritual porque o mestre está dizendo: “Eu sou o caminho”.

© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) João 14.6
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pelo direcionamento para a vida. Não poucas vezes sofremos com a falta de direção, não que o Senhor não nos direciona, mas porque preferimos muitas vezes seguir as nossas próprias ideias. Com isso gastamos nosso combustível físico, relacional e espiritual com coisas irrelevantes, de fato muitas vezes nos sentimos exaustos e sem direção. Ajude-nos a confiar em Ti e saber que quanto mais buscarmos o seu reino e a sua justiça, quanto mais trilharmos por esse caminho, andar com seu filho; Jesus Cristo, mais as coisas que precisarmos nos serão acrescentadas. Ajude-nos nessa jornada. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.