segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Devocional#21 - O ORDINÁRIO E O EXTRAORDINÁRIO NA VIDA

Texto para memorização
“Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.” (1)

Deus é generoso. Todos aqueles que com Deus andaram também se tornaram assim, porque não há como andar com Ele sem também se tornar generoso.  

Mas o que é generosidade? É a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem. É fazer o bem para além do ordinário, do comum. Eis a diferença entre o ordinário e o extraordinário:

Ordinário é fazer apenas a obrigação, o que se espera. Extraordinário é ir além da obrigação!

Ordinário, é preocupar-se apenas consigo mesmo. Extraordinário é ser empático com o outro na sua dor e desespero!

Ordinário é irar-se e “chutar-o-pau-da-barraca”. Extraordinário é, até irar-se, mas estar pronto a perdoar!

Ordinário é pagar o mal com mal. Extraordinário é pagar o mal com o bem!

Ordinário é esperar aplauso quando se faz o bem. Extraordinário é fazer de Deus a única “platéia” que realmente conta!

Ser generoso é ser extraordinário. E ser extraordinário é ser como Jesus, cuja presença era sempre uma boa notícia para alguém.

Ordinário, ainda que justo, seria Deus nos tratar apenas a partir de sua justiça. Extraordinário é Deus nos dispensar sua misericórdia, por causa de Cristo!

Em Deus, a justiça é co-irmã da misericórdia, Por isso a justiça de Deus é sempre generosa.

Já percebeu como está faltando generosidade no mundo? Um bom dia, um abraço, um sorriso, uma gentileza, uma palavra de esperança, um serviço abnegado.

Somos chamados por Deus para revolucionar e até causar “espanto” em um mundo tragicamente acostumado com o egoísmo das ações.

Que a generosidade seja a sua marca no trabalho, no trânsito, nas relações familiares, nos recursos financeiros, no seu tempo e com os seus dons.

Seja um José do Egito do nosso tempo. Exale generosidade! Por quê? Por que a generosidade é a marca dos nascidos de Deus!


© Emanoel Florêncio Mannô


(1) 2Co 9.11
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela sua extraordinária graça que chegou até nós a partir da cruz em que o próprio Jesus se entregou para satisfazer a sua justiça contra o pecado de todos. Te agradecemos também pela sua misericórdia que nos chega diariamente. Por conta dessa graça e misericórdia hoje podemos ser pessoas diferentes e cada vez mais parecidas com o próprio Jesus. Ajude-nos a lidar com as pessoas de forma também generosa, mesmo que consideremos que elas não mereçam tal ação. Que possamos agir assim, pois foi exatamente por pessoas que não mereciam que o Senhor enviou o seu filho Jesus para morrer na cruz. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.