sábado, 6 de dezembro de 2014

Devocional#20 - SEU NOME: JOSÉ, O EXTRAORDINÁRIO!

Texto para memorização
“José, porém, lhes disse: ‘Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (1)

José do Egito: tudo na vida dele parece extraordinário! Na infância e adolescência, seu jeito de ser, somado ao fato que nascera já na velhice de seus pais, conferiu-lhe uma certa predileção, o que despertou a hostilidade dos demais irmãos.

Ainda na adolescência, aos 17 anos, enquanto pastoreava os rebanhos da família juntamente com os irmãos, quando todos escondiam do Pai as más ações, recusou-se a participar da mentira reiterada e ousou falar a verdade ao seu Pai. Gente extraordinária sabe que o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo; e o certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo!

Um pouco depois, ele ousou sonhar e contou isso aos seus irmãos. Seu espírito empreendedor despertou a ira deles porque se contentavam apenas com a sobrevivência. Gente generosa compartilha sempre, mesmo que isso lhe custe muito. Compartilha até os sonhos!

Foi vendido como escravo ao Egito e, na casa de um oficial do rei, assediado pela mulher do oficial, não cede à tentação e mantém-se fiel ao seu patrão Potifar e principalmente ao seu Deus. Gente de caráter reto e generoso mantém-se fiel, mesmo quando ninguém está vendo. Isso é coisa de gente extraordinária!

Injustamente foi jogado na prisão, mas não abandonou a generosidade. Depois de ajudar os auxiliares do rei que também estavam presos, foi esquecido por eles na prisão durante mais dois anos, mas em vez de ficar amargurado, manteve dentro de si um coração generoso recusando-se a ceder à amargura e terceirizar culpas. Não é extraordinário?

Algum tempo depois, já elevado ao posto de governador do Egito, recebeu seus irmãos famintos vindo de Canaã. Em vez de pagar na mesma moeda a traição e violência que recebera, seu coração generoso resolve não apenas perdoá-los, mas dar-lhes mais comida do que eles pediram. Esse José era mesmo extraordinário!

E num dos momentos mais tocantes das histórias de vida contadas pela Bíblia, quando José está diante dos seus irmãos e se revela a eles, e eles ficam ATEMORIZADOS porque estão diante de alguém que tem o poder SOBRE A VIDA deles, então José mostra toda a sua GENEROSIDADE: não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês”.

José era mesmo extraordinariamente GENEROSO: Ele foi invejado, odiado, vendido como escravo, injustiçado, esquecido na prisão, e TUDO ISSO de ENVIO DE DEUS: pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês”.

Com quem JOSÉ DO EGITO aprendeu a ser assim? Com o seu pai Jacó, que aprendera com seu avô Isaque, que aprendera com o seu bisavô Abraão. Com quem todos eles aprenderam a ser generosos? Com o próprio Deus! Eles eram amigos de Deus.

Quem anda humildemente com Deus é assim: aprende a amar a fidelidade e praticar a justiça; mais do que isso: aprende praticar a justiça generosa de Deus. Não é extraordinário?
  
© Emanoel Florêncio Mannô


(1) Gn 50.19
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pelos livros sagrados reunidos na Bíblia, eles descrevem histórias extraordinárias como a de José que nos enchem de ânimo, coragem e fé. Ajude-nos agora a viver os princípios ensinados através desses homens aos quais são conhecidos como amigos de Deus. Ensina-nos ser generosos como José o foi, a sonhar, compartilhar, esperar, perdoar e viver, mesmo em meio aos conflitos da vida, tendo fé em Ti. Ajude-nos a caminhar humildemente contigo para que então possamos amar a fidelidade e praticar a justiça, assim como José, Jacó, Isaque e Abraão fizeram. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.