quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Devocional#23 - A JUSTIÇA DIVINA E A JUSTIÇA HUMANA

Texto para memorização:
“Todavia, de acordo com sua promessa esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (1)

Quando estamos falando de justiça, precisamos olhar para as suas principais dimensões, sob pena de incorrermos em equívocos.

Em primeiro lugar estamos falando da Justiça de Deus. Esse é um dos atributos de Deus, sob o qual repousa o equilíbrio do universo criado. Deus é justo, isto é, ele ama a justiça e não compartilha com a injustiça.

Ele não só é justo, como é a medida de justiça de todas as coisas. Quando buscamos um padrão de referência de justiça, o encontramos no próprio Deus revelado nas escrituras.

Quando o homem pecou no jardim do Éden, o seu pecado abriu a porta para um mundo de injustiças. Foi como se ele tivesse aberto uma espécie de caixa-de-pandora.  A justiça de Deus fora ultrajada e todos os descendentes de Adão passaram a experimentar os horrores de um mundo afetado pela injustiça.

Porém o veneno do pecado foi contido por um antídoto: o sangue de Jesus Cristo. Deus, em sua infinita sabedoria e providência, já havia providenciado a cura para a doença. Um justo morreria pelos homens pecadores. O sangue de um justo geraria anticorpos e descontaminaria aqueles que foram afetados pelo pecado.

Na Cruz, a justiça de um Deus justo e santo foi satisfeita no sacrifício de Cristo, e toda a humanidade se beneficiaria da justiça de Cristo.

Em segundo lugar, quando falamos de justiça, falamos de justiça humana. Como Deus tratou a humanidade com justiça, através de Cristo, Ele exige que as pessoas, os povos e as nações também pratiquem a justiça, por isso somos desafiados a viver uma vida de justiça em que todos os nossos atos reflitam essa busca.

Em tudo o que há justiça, Deus é glorificado. Entretanto, toda e qualquer forma de injustiça atrai o juízo de Deus. Toda forma de opressão, atrai o juízo de Deus!

É por isso que Deus fala pela boca do profeta Miquéias e diz: andem com deus, amem a fidelidade, e pratiquem a justiça.” (2) É também por isso que Jesus diz: “Bem aventurados os que têm fome e sede de JUSTIÇA porque eles serão satisfeitos.” (3) É ainda por isso que o apóstolo Pedro diz: “Todavia, de acordo com sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (4)

Quando nos abrimos à ação de Deus, o Espírito Santo começa a nos moldar à semelhança de Jesus Cristo, que é a exata expressão de Deus. Ao nos aproximarmos de Deus, sua santa justiça começa a dar o tom de nossas práticas, levando-nos em tudo a nos parecer com o nosso Pai que está nos céus. Tal Pai, tal filho!

© Emanoel Florêncio Mannô


(1) 2Pe 3.13 (2) Mq 6.8 (3) Mt 5.6 (4) 2Pe 3.13
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela sua infinita sabedoria e providência, pois ofereceu a cura para aquilo que nada poderíamos fazer; ofertou-nos Jesus de Nazaré. Através do sacrifício de Cristo hoje podemos viver de forma diferente daquela que a queda nos tornou; corruptos. Ajude-nos agora a nos abrirmos para sua ação, nos transformando para que sejamos mais parecidos com seu Filho. Que o exemplo de Jesus possa influenciar nossa prática de vida e serviço a ponto de nos parecermos cada vez mais contigo. Amém.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.