terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Devocional#29 - ALISTE-SE JÁ!

Texto para memorização:
“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (1)

Uma das mais intrigantes declarações bíblicas é esta feita pelo apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos de Roma. Nela somos informados de que Deus nos conhecia antes mesmo de nossa existência; e mais: havia um plano para vivermos; e mais ainda: que Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo para ser o exemplo de vida a ser vivida para que todos os outros filhos de Deus tivessem a referência da verdade: “eu sou a verdade.” (2)

Há algumas implicações diretas a partir dessa declaração. Em primeiro lugar, ninguém que veio a este mundo, veio por acidente. Pode não ter sido humanamente planejado, mas não pegou Deus de surpresa. Sua simples existência já é prova suficiente de que você é amado por Deus.

Em segundo lugar, não fomos largados à própria sorte no mundo. Há um propósito, há uma missão, há um plano de Deus em que somos parte dele, e o Deus-criador nos dá o privilégio de construirmos juntos esse novo mundo de Deus.

Em terceiro lugar, temos um modelo de vida a ser seguido, porque não adiantaria muito se fôssemos conscientes de que somos amados por Deus, e que Ele tem um plano para a nossa vida sem que houvesse um modelo de vida a ser imitado, um ser humano em que o próprio Deus olhasse para ele e dissesse: “esse é o meu filho amado em quem me agrado. Ouçam-no.”(3) Essa pessoa singular foi Jesus de Nazaré.

Ora, se fomos criados por Deus para uma missão, e temos em Jesus Cristo nosso modelo de vida, então precisamos saber como é que ele viveu sua vida em absoluto alinhamento com a vontade do Pai, ou seja, como ele cumpriu sua missão de vida.

Desde muito cedo o menino Jesus já tinha uma forte consciência de que viera a esse mundo para uma missão. Certa vez, enquanto seus pais humanos voltavam de uma festa em Jerusalém, o menino se perdera e quando o encontraram ele estava entre os doutores da Lei mosaica sendo objeto de profunda admiração de seu conhecimento de Deus. Era só um menino, mas já se sabia em missão!

Depois de dar rumo à vida da mulher samaritana, quando seus discípulos chegam e lhe oferecem comida, sua resposta é profundamente missional: “a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” (4) Ele dissera que sua motivação era cumprir aquilo para o qual fora enviado. Que senso de missão e propósito!

Há muitos meios pelos quais podemos cumprir nossa missão de vida, mas a finalidade deve ser uma só: usar todas as coisas com as quais Deus nos equipou - tempo, recursos e habilidades – e empreende-los na grande missão de Deus no mundo: a restauração de todas as coisas criadas ao senhorio de Jesus Cristo.

O estabelecimento dessa nova sociedade de Deus é o que se chama Missio Dei, e é justamente da missão de Deus no mundo que deriva nossa missão de vida. Aliste-se!

© Emanoel Florêncio Mannô

(1) Sl 82.3-4 (2) Jo 14.6 (3) Mt 17.5 (4) Jo 4.33
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pois pela tua Palavra sabemos que o Senhor nos conhece antes mesmo de nossa existência. Desde sempre tinha um plano de vida para cada um de nós. Além disso nos enviou Jesus para nos salvar, transformar e ser um exemplo de como podemos e devemos viver nesse mundo. Que por meio desse exemplo possamos viver nossa missão de vida, sabemos que isso é um privilégio sem comparação. Ajude-nos agora a dedicarmos tudo o que temos como recursos, habilidades e tempo para cumprir essa missão; restauração de todas as coisas criadas ao senhorio de Jesus Cristo. Amém. 
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.